sábado, 4 de dezembro de 2010

Seixo.

No conto “ A Pedra” no livro de Manuel Alegre, a história gira em torno de um homem que procura com todas as forças uma pedra. Procurou em toda a parte, no Egipto, em Marrocos, no fundo de rios, mas não encontrou a pedra que tanto procurava. Até que lhe contaram da pedra que Albuquerque mandou colocar na fortaleza de Malaca, onde estavam os nomes dos que se tinham destacado na conquista da cidade. Onde ordenou que fosse colocada ao contrario para que os nomes ficassem no anonimato para sempre. E nas costas da Pedra mandou gravar em latim “ A lapide que os fundadores reprovaram”.

O homem foi em busca da pedra de Albuquerque . Enquanto procurava, um velho indicou-lhe aonde estava a pedra. O homem ao alcançar a pedra reparou que apenas tinha uma palavra inscrita “lapidem”. Então compreendeu que cada homem é o seu rosto e o seu avesso quando se olhou ao espelho e viu o lado contrario para o qual olhava.

Talvez como neste conto o sentido da vida esteja sempre escondido noutro lado, e tenhamos que procura-lo incessantemente tal como o homem procurava a pedra.







“somos sempre quem já não somos”









JA

Sem comentários:

Enviar um comentário