Pela minha propensão ao desenho,
decidi de uma maneira fácil, através de papeis
lápis e canetas, desenhar aquilo que a obra me transmitira , mesmo antes
de a ler.
O primeiro desenho é o
resultado de apenas uma leitura do titulo que me associaria a obra ,calculei que se trataria, de um súbito “aparecimento”,
algo como inovadores pensamentos , manifestação súbita de um ente ou algo relacionado.
Com o inicio da sua leitura e a
sua progressão, (especialmente depois da morte de uma das protagonistas) dei conta que a obra era portadora de uma elevada carga
negativa fazendo, frequentemente referencia a noite sendo espelho
da obscuridade e mesmo da morte.
Por fim, numa mistura confusa de
ideias composta por inúmeros elementos simbólicos, dei conta, que a cabeça de coelho seria a melhor escolha
para a caracterização do autor, e também do leitor uma vez, que, guiado por
diferentes sentimentos e avalanches de memorias
e momentos transmitindo a ideia de tempo,
percurso , longevidade e altos e baixos. Dado isto, o coelho parece-me
desde logo, o animal mais adequado simbolizando a graciosidade, boas maneiras. Sensatez, bondade e
sensibilidade e a duração ( isto no horoscopo chines) . A conexão entre homem/animal deve-se, no
desenho, ao facto de ao autor de
consciencializar que é portador de consciência
questionando-se frequentemente o absurdo
da vida e da morte(nisto no preambulo) .
posteriormente no epílogo , o “eu final” mostra-se apaziguado rendendo-se a condição humana.
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