terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Poesia

Sebastião da gama, com os seus poemas transmite-nos essencialmente o amor á vida e ao mesmo tempo, a indiferença perante ela. Homem doente desde o seu nascimento Sebastião da Gama ,apercebesse desde cedo que a morte estaria por perto, e através desta ideia e da sua enorme arte de escrever compõe poemas meticulosos e ao mesmo tempo naturais que o fazem descontrair e ridicularizar da sua situação de vida. Este facto pode ser verificado em diversos poemas , mas sobretudo na composição poética “ poema da minha esperança”





Que bom ter o relógio adiantado!...
A gente assim, por saber
que tem sempre tempo a mais,
não se rala nem se apressa.
O meu sorriso de troça,
Amigos!,
quando vejo o meu relógio
com três quartos de hora a mais!...
Tic-tac... Tic-tac...
(Lá pensa ele
que é já o fim dos meus dias.)
Tic-tac...
(Como eu rio, cá p'ra dentro,
de esta coisa divertida:
ele a julgar que é já o resto
e eu a saber que tenho sempre mais
três quartos de hora de vida.)


Além de poeta, não podemos deixar de realçar o facto de que Sebastião da Gama ser um apaixonado por Joana, sua mulher, com quem esteve pouco tempo casado (três meses) no entanto tempos felizes prevaleceram. Para a sua amada, escreve durante a sua vida , muitas cartas retratando o seu dia a dia e os seus problemas, assistimos assim a uma entrega total do pensamento e de ideias.

A sua historia de vida e as suas composições poéticas provocam em mim e em qualquer outro ser , naturalmente emocional , uma expansão e mistura de sentimentos que nos dá a conhecer outra parte de nós , nomeadamente o facto de não aproveitarmos devidamente o abstracto, o momento, a cor, o realismo, e todas as diferenças que realmente preservam o pouco de bom que existe em nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário